top of page
Buscar

Dietoterapia: todos merecem uma nutri.

  • Foto do escritor: Andrea Oliveira
    Andrea Oliveira
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 2 dias

Por que devo ir a Nutricionista?



Ao pensar em ir a um nutricionista muitas pessoas acham que farão dietas restritivas, não comerão mais nada do que gostam, ou que precisam emagrecer.

Pessoas dentro do peso esperado para a idade e altura, ou seja, eutróficas, magras, também precisam ter uma alimentação bem variada, com alimentos saudáveis, preferencialmente in natura ou minimamente processados.

O peso, isoladamente, não deve ser a única referência de saúde. Existem outros fatores que devem ser avaliados como o percentual de gordura corporal, massa muscular, quantidade de água corporal e peso dos ossos.

A faixa de gordura ideal é de 18 a 28% de gordura corporal para mulheres e de 10 a 20% para homens, de acordo com a bioimpedância - método utilizado para análise da composição corporal. Parece impossível, mas algumas pessoas são magras e possuem índice alto de gordura corporal.

Quando comparamos a massa muscular e a gordura corporal de muitas pessoas magras, aparece um desequilíbrio desses componentes no corpo, revelando pouca massa muscular e um alto percentual de gordura.

Uma pessoa com alto índice de gordura corporal, mesmo sendo magra, pode sofrer as mesmas consequências de saúde que uma pessoa acima do peso, como o aumento de colesterol, da hipertensão arterial, desenvolvimento de diabetes, maior chance de infarto agudo do miocárdio, entre outras, especialmente se houver acúmulo de gordura na região abdominal.

Outro ponto a ser observado é que algumas dietas restritivas, ou uso da canetinha (semaglutida) acabam prejudicando os músculos, que viram fonte de energia para um organismo em desequilíbrio. Assim, o corpo forçado à escassez de alimentos estoca o máximo de gordura possível. O resultado é a queda da massa muscular e o aumento da gordura corporal.

O recomendável é procurar um nutricionista para uma avaliação física completa e investir em reeducação alimentar de acordo com a necessidade individual.

Dra Andrea P Oliveira

Nutricionista

CRN 04 25100179

 
 
 

Kommentare


bottom of page