Dislipidemia: o que devo saber?
- Andrea Oliveira
- há 6 dias
- 1 min de leitura
A dislipidemia é o nome dado para a doença que ocorre quando os níveis das gorduras no sangue, sendo os triglicerídeos e os colesteróis, estão alterados no organismo. Estas alterações podem ocasionar o acúmulo de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

LDL é o colesterol "ruim". Uma proteína que carrega as moléculas de colesteróis do fígado para a corrente sanguínea. Em excesso, essa lipoproteína é prejudicial para o organismo. O HDL é o colesterol "bom". Uma proteína que carrega as moléculas de colesteróis da corrente sanguínea para o fígado. Esta lipoproteína é benéfica para o organismo e faz o papel contrário ao do LDL.
O QUE PREFERIR: Alimentos integrais, aveia, linhaça, sementes, castanhas, peixe, azeite, frutas, verduras e legumes, chocolate amargo, laticínios desnatados, abacate e azeite de oliva.
O QUE EVITAR: Alimentos com gorduras trans, queijos amarelos (parmesão, cheddar, prato etc), carnes gordas e vermelhas, banha de porco, óleo de coco, óleo de palma, manteiga, leites e derivados integrais. Assim como o colesterol, os triglicerídeos fazem parte das gorduras presentes no sangue e servem como uma reserva de energia para o nosso organismo.
O QUE PREFERIR: Alimentos integrais, aveia, linhaça, sementes, castanhas, peixe, azeite, frutas, verduras e legumes, chocolate amargo, laticínios desnatados.
O QUE EVITAR: Bebidas alcoólicas, carboidratos preparados com farinhas brancas (trigo, arroz, mandioca e milho) e bebidas açucaradas.
Normalmente, as dislipidemias não apresentam sintomas específicos. O acompanhamento médico e nutricional trarão todo o auxílio necessário para o tratamento que você precisa.
Dra Andrea P Oliveira
Nutricionista
CRN 04 25100179
Comments